Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag H - DEPOISDAS22

Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag H

Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag H

Para entendermos melhor sobre estes fatores de ranqueamento, que são as tags h1, h2, h3, h4, h5 e h6, precisamos saber o que elas realmente são, para que servem, e como devemos usar. E nunca devemos confunfir com a tag title, que apesar de ter uma função semelhante, são usadas em locais bem diferentes do seu site. Para saber mais sobre a tag title leia o artigo Fator de ranqueamento: Palavra-chave na tag de título

As tags H de 1 a 6, são tags de títulos usadas dentro de uma páginas HTML, também conhecidas como tags de heading, ou cabeçalhos. Servem para marcar os títulos e subtitulos e fornecer uma extrutura de conteúdo para nós visitantes de uma página para para os indexadores de página. Sua representação <h1> define o cabeçalho mais importante, enquanto o <h6> define o cabeçalho menos importante.

Os mecanismos de pesquisa usam os títulos para indexar a estrutura e o conteúdo de suas páginas da web. Os usuários costumam vasculhar uma página por seus títulos. É importante usar títulos para mostrar a estrutura do documento.

Os cabeçalhos <h1>  devem ser usados ​​para cabeçalhos principais, seguidos de cabeçalhos  <h2>, depois os menos importantes <h3> e assim por diante. Mais tome cuidado para suas páginas não ter cabeçalhos demais e conteúdo de menos. 

E pense bem na necessidade de usar todos os cabeçalhos em seu site, nem sempre você terá conteudo para chegar até o H6, ou ainda não ter divisões semanticas suficientes para usar todas elas.

O H1 só pode ser usado uma única vez em uma página HTML, enquanto os demais podem ser usados várias vezes sem que ocorra problemas de ranqueamento ou sintaxe.

Geralmente o conteúdo da tag H1 é o mesmo da tag title, mais cuidado, para não gerar tags H com o mesmo conteúdo, pois isso não é um ponto positivo entre os fatores de ranqueamento do Google. Eu não gosto de usar o conteúdo da tag H1 na tag title, para evitar conteúdo duplicado ou semelhante na página. 

A ordem de aparecimento das tags é importante também, o uso da H1 é obrigatório e sempre deve estar em primeiro, as demais tags devem ser usadas conforme a necessidade e somente devem ser usadas na ordem númerica delas, ou seja, H1 primeiro, depois H2, H3, H4, H5 e por último a H6.

Segundo o site https://www.w3schools.com, a maioria dos navegadores exibirá o elemento <h1> com os seguintes valores padrão:

h1 {
display: block;
font-size: 2em;
margin-top: 0.67em;
margin-bottom: 0.67em;
margin-left: 0;
margin-right: 0;
font-weight: bold;
}

O H2 com o seguinte padrão:

h2 {
display: block;
font-size: 1.5em;
margin-top: 0.83em;
margin-bottom: 0.83em;
margin-left: 0;
margin-right: 0;
font-weight: bold;
}

O H3 com o seguinte padrão:

h3 {
display: block;
font-size: 1.17em;
margin-top: 1em;
margin-bottom: 1em;
margin-left: 0;
margin-right: 0;
font-weight: bold;
}

O H4 com o seguinte padrão:

h4 {
display: block;
font-size: 1em;
margin-top: 1.33em;
margin-bottom: 1.33em;
margin-left: 0;
margin-right: 0;
font-weight: bold;
}

O H5 com o seguinte padrão:

h5 {
display: block;
font-size: .83em;
margin-top: 1.67em;
margin-bottom: 1.67em;
margin-left: 0;
margin-right: 0;
font-weight: bold;
}

O H6 com o seguinte padrão:

h6 {
display: block;
font-size: .67em;
margin-top: 2.33em;
margin-bottom: 2.33em;
margin-left: 0;
margin-right: 0;
font-weight: bold;
}

Claro que podem ser feitos alterações para que o conteúdo esteja mais ornado com o tema que está sendo usado no site.

E o que tudo isso tem com SEO? A aparência realmente não influencia muito, a não ser o destaque que as tags dão aos valores que estão contidos dentro delas, mais para os motores de busca são muito importantes pois dão uma visão de como o conteúdo da página está extruturado para ser exibido. Logo temos que montar o nosso conteúdo de forma que transmita organização e coesão, pois assim teremos melhores experências em nosso site.

Uma forma de ver como está a extrutura do site é usar a extensão do Chrome chamada HTML5 Outline, que podemos ver a estrutura das tags, na imagem abaixo vemos como está esta página que você está lendo, não está perfeita pois ainda vou melhorar, mais não contém erros graves na estrutura.

Fator de ranqueamento: Palavra-chave na tag H1 a H6

Outra forma é através do site https://validator.w3.org, que no final mostra a seguinte estrutura, que eu acho melhor apresentada por conter junto com o título o nome da tag e a identação do texto.

Fator de ranqueamento: Palavra-chave na tag H1 a H6

 

Olá, deixe seu comentário para Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag H


Enviando Comentário Fechar :/