Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag de título - DEPOISDAS22

Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag de título

Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag de título

O título de uma página é um dos fatores de ranqueamento mais discutidos, pois muitos especialistas alegam muitas coisas, algumas com fundamentos outras nem tanto, mais vamos conhecer um pouco mais sobre este fator de ranqueamento do Google.

O simples fato de uma palavra-chave estar presente no título da página, já nos indica que sem querer ou não a página contém alguma implementação de SEO. Esse item sozinho não vai fazer milagres e nos posicionar na primeira página das buscas orgânicas do Google, mais usado em conjunto será muito útil e poderoso fator de ranqueamento.

Sua marcação no código HTML apresenta a seguinte sintaxe:

<title>Aqui vai o título otimizado e persuasivo para SEO</title>

Seu conteúdo pode ser visualizado e verificado de duas maneiras possíveis, a primeira é olhando a aba do navegador na qual você está lendo este artigo, o conteúdo deve ester precedido de uma pequena imagem conhecido como favico, que na maioria das vezes é logo do site em tamanho reduzido para 32x32.

Existem outros tamanhos de favico que são ulitizados, mais a medida mais comum é esta. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre a aba do navegador, no caso o Google Chrome ele vai exibir o título completo e o nome do site, caso não posicione o ponteiro sobre a aba, você verá apenas parte do conteúdo da tag title.

A outra forma de ver o conteúdo que a tag title contém é usar o comando CRTL + U para ver o código fonte da página que estiver a visualisar, em seguida usar o comando CRTL + F para efetuar uma busca no conteúdo e assim que a caixa de busca abrir basta apenas digitar o seguinte trecho: <title>, assim você irá visualizar o início da tag title, seu conteúdo se encerra quando encontrar o fechamento da tag, com o seguinte trecho: </title>.

Os especialistas de SEO consideravam até 2014 que uma boa tag title tinha  entre 60 e 70 caracteres, porém com objetivo de melhorias e otimização do Google nos fatores de ranqueamento.

A fonte usada para exibir os títulos nos resultados de busca ficou maior(Arial 14 pixels), por motivo provável de melhorar a experiência do usuário na leitura, contudo o espaço reservado para a exibição do resultado se manteve nos 512 pixels, fazendo que no mesmo espaço e com uma fonte um pouco maior, seja claramente exibido menos textos.

Lembramos que as letras em si já ocupam espaços diferenciados, por exemplo a letra "i" ocupa bem menos pixels que a letra "w". O uso de letras maiúsculas também consome mais pixels para sua exibição, logo use com moderação.

Não existe um número ideal de caracteres a ser usado no título pelos motivos apresentados acima, mais sabe-se que se entre 54 a 60 caracteres é bem provável que você não estoure a quantidade de pixels estabelecida pelo Google.

E se fot mantido este controle, estimo que mais de 95% dos títulos serão exibidos corretamente nas páginas de busca. Se preferir pode-se verificar item a item em ferramentas especializadas.

Importante dizer que para o usuário que está fazendo as buscas este fator de ranqueamento será um dos mais importantes, pois seu conteúdo será exibido com destaque e as palavras-chaves que estiverem inseridas apareceram com um destaque ainda maior.

Recentemente o Google vem testando um espaço um pouco maior com 600 pixels no container de exibição, um aumento de 17%, então podemos aumentar a quantidade de caracteres? Não exatamente, pois o Google está exibindo o nome da marca ou nome do site ao final, o que pode diminuir ainda mais a quantidade de caracteres a ser exibidos.

Então seu título precisa ser impecável para que em alguma palavras transmita um resumo do conteúdo e atraia a atenção do novo visitante. E quando este visitante gostar do seu conteúdo e for compartilhar em suas redes sociais por exemplo, será o conteúdo da tag title que vai aparecer na página.

Algumas ferramentas podem ser usadas para fazer esta checagem de conteúdo que vai aparecer na SERP, então com isso podemos focar na otimização da tag title com foco em nos melhor posicionar entre os fatores de ranqueamento.

Em resumo, fique atento ao tamanho do seu título, e se estiver com dúvidas de uma consultada no Google Webmasters para checar como sua URL e a tag title se comporta quando estão sendo exibidas. Tente otimizar e concentrar seu título abaixo dos 60 caracteres ou 54 quando usar muitas letras maiúsculas ou caracteres especiais. 

 

 

 

Olá, deixe seu comentário para Fatores de ranqueamento: Palavra-chave na tag de título


Enviando Comentário Fechar :/