Fator de ranqueamento: Tempo de registro de domínio - DEPOISDAS22

Fator de ranqueamento: Tempo de registro de domínio

Fator de ranqueamento: Tempo de registro de domínio

Certamente esta pergunta já passou por sua cabecinha: O tempo de registro de um determinado site pode influenciar no SEO?

Este é um assunto muito controverso, pois assim que a internet começou a se difundir apenas grandes empresa e corporações tinham como investir no que poderia ser um elefante branco. Seriam estas empresas hoje privilegiadas por este benefício?

Contudo existe uma patente que o Google registrou sobre o tempo de registro de domínio que diz o seguinte:

“Os domínios valiosos (legítimos) são frequentemente registrados para vários anos no futuro, enquanto os domínios ruins (ilegítimos) raramente são usados por mais de um ano. Portanto, a data em que um domínio expira no futuro pode ser usada como um fator na previsão da qualidade de um domínio”

Se considerarmos que empresas que tem domínios registrados antigos, por lógica deve ter um site bem posicionado e bem estruturado, mais se não for investido em tecnologia e aprimoramento do código fonte este site estará fardado ao fracasso.

Sites que o Google classifica como "spammers", geralmente são registrados no período mínimo de um ano e ter nomes recem registrados.

Não existem um concenso, mais via de regra webmasters concordam que este não é um fator de ranqueamento muito influente, pois incide muitos fatores e as opniões costumam ser variadas:

1. Pode ser inútil pensar que este é um fator de ranqueamento.

2. Pode realmente ser um fator de ranqueamento, mais todos sabem das objeções sobre o tema.

Pode ser um fator de ranqueamento muito importante se for considerado os critérios técnicos corretos.

Em 2005 uma patente do Google indica que existem 2 fatores importantes a ser considerados sobre o tempo de registro de domínio que são as datas de registro e data de renovação.

1. A data de registro tem relação direta com a data de criação do registro do domínio, mais não necessariamente seria a data que o domínio estaria online.

2. A data de renovação está relacionada com a referência que eles fazem entre supostos domínios ilegítimos e legítimos. Pois neste caso concordo que pode ser um indicador que a empresa considerada séria não vai querer perder seu registro e irá garantir o registro para vários anos posteriores, já domínios ilegítimos ou como eles mencionam de entrada raramente possuem registro por mais de 1 ano.

Tenho um pensamento tendencioso que a data de registro de um domínio não pode ser levada em consideração para a verificação de qualidade, credibilidade e confiabilidade de um site, para argumentar este ponto de visto confira os itens aqui abaixo:

1. Os domínios podem ser registrados, mas nunca usados ​​por muito tempo (estacionados), fazer uma boa pesquisa em registradores de domínio, podemos confirmar está informação, afinal que nunca pensou em registrar um nome com intuito de tentar vender ele e lucrar com a operação;

2. Domínios com redirecionamento 301, podem estar sendo usado por empresas que registraram vários domínios para evitar que outras empresas registrem seu nome em outras extensões de site, ou ainda para apontar sites antigos para novas versões.

3. Ou ainda você pode ter comprado um domínio para usar para fins legais, mais este nome já pode ter sido registrado alguma vez e ter um histórico um pouco ilegítimo, com uma reputação não muito boa. A data do primeiro registro não mudará, pode ser que tenha alguma complicação para criar uma boa reputação e credibilidade.

No que se refere ao período contratado também creio que quanto mais tempo o nome estiver registrado pode ser um sinal de credibilidade, afinal ninguém registraria um nome por 10 anos para usar por pouco tempo. 

Considerando os fatos apontados acima tenho a seguinte linha de pensamento sobre este fator de ranqueamento.

1. O que deve ser levado em consideração no Tempo de registro de domínio é principalmente a idade do site, a quanto tempo o Google conhece e indexa este site em seu índice, o mesmo vale para os backlinks existentes.

2. A idade que este domínio possui pode ser um fator menor credibilidade se pensar que os mecanismos de busca podem considerar como fonte de spam.

3. Domínios registrados a muito tempo podem ter mais peso devido a seus registros antigos, pois podem também ter backlins antigos, se forem backlinks bons podemos considerar esta situação como benefica, pois se você tratar com seriedade sua marca e empresa poderá ter associações e muita história a nos contar antes de ter efetuado a compra.


E finalizando este artigo, entendo que a data de um registro ser antiga dificilmente o ajudará em melhorar seu posicionamento, também não necessariamente lhe trará alguma punição.  Então a melhor opção, creio que será efetuar um registro de um novo nome, curto e atraente aos usuários, com relação a sua empresa e ao nicho de atuação, ao invés de tentar garimpar algum domínio já usado anteriormente.

 

Olá, deixe seu comentário para Fator de ranqueamento: Tempo de registro de domínio


Enviando Comentário Fechar :/